quinta-feira, 19 de maio de 2011

Rede de Desenvolvimento Local da Vila Ana em Jundiaí debate rumos da comunidade

O Fórum de Desenvolvimento Local da Vila Ana e do Jardim Anhanguera reuniu cerca de 200 pessoas entre moradores, autoridades locais e instituições. A ação foi um bom exemplo que a participação popular e o envolvimento da comunidade são fundamentais para a implantação de políticas públicas e melhorias em uma comunidade.

Ex-aluno e morador da Vila Ana, apresenta o Mapa Verde da comunidade
O evento teve o objetivo de apresentar e validar o trabalho de dois anos de pesquisa e reuniões com a comunidade, realizado nos bairros onde os próprios moradores apontaram as principais necessidades e dificuldades.

No encontro foi apresentado o material produzido através da metodologia Senac e Green Map (Mapa Verde - um retrato dos recursos culturais, sociais e econômicos encontrados nos bairros) com um resumo das principais reivindicações e soluções propostas pelos moradores e o Mapa Verde do local, que constam no relatório da Rede de Desenvolvimento Local da Vila Ana.


Robert dos Anjos
Na opinião do presidente da Sociedade Amigos de Bairro (SAB), dos bairros, Eurico Gonçalves de Lima o Fórum superou todas as expectativas. “Foi muito gratificante ver tantos moradores preocupados com o crescimento dos bairros, esse trabalho permite buscarmos melhorias, de acordo com os anseios da própria comunidade”, afirma ele.

Robert dos Anjos, mediador da Rede Social Jundiaí e coordenador de Desenvolvimento Social do Senac Jundiaí, conta que este trabalho realizado pela comunidade servirá como norte para o plano de desenvolvimento local, uma agenda de desenvolvimento local para a Vila Ana e Jardim Anhanguera para os próximos dez anos.

Rede Desenvolvimento Local Vila Ana
O trabalho teve início em 2009, através do trabalho de um grupo de moradores, alunos do curso de Agente de Desenvolvimento Local do Senac Jundiaí, que chamou a atenção da Rede Social mediada pela instituição e logo em seguida ganhou força com parceiros como os funcionários da Unidade de Saúde da Família do bairro, da Secretaria de Saúde, funcionários da Fumas (Fundação Municipal de Assistência Social), a ONG Voto Consciente, entre outros. Surgiu então a Rede de Desenvolvimento Vila Ana.
Fonte: Senac

Nenhum comentário:

Postar um comentário