domingo, 8 de maio de 2011

Moradores da Vila Ana se unem por melhorias

Jornal de Jundiaí - SP - HOME - 08/05/2011

Documento mostra carências de moradores do bairro
Tudo começou quando líderes da Vila Ana, em Jundiaí, participaram do curso de Agente de Desenvolvimento Local promovido pelo Serviço Nacional do Comércio ( Senac ). Daí, a criação de uma Rede Social que uniu cerca de 800 famílias - foi só uma questão de tempo e muito trabalho. 

Um esforço que culminou com a apresentação, na tarde de ontem, do Mapa Verde, documento que aponta as principais necessidades do bairro. O encontro contou com a presença de moradores, líderes comunitários e religiosos, representantes do poder público e organizações sociais. 

Segundo o presidente da Sociedade Amigos do Bairro (SAB) de Vila Ana, Eurico Gonçalves de Lima, uma das metas deste projeto é envolver toda a comunidade. "Os moradores foram convocados, não apenas para apontar as necessidades do bairro, como também para buscar alternativas que solucionem estes problemas", lembra. 

Dentro de um mês, o Mapa Verde será entregue para cada uma das famílias que responderam ao questionário, permitindo assim o acompanhamento das próximas etapas a serem implantadas pela Rede Social. A partir de agora, o trabalho será direcionado para a implantação do Plano de Desenvolvimento do bairro. "Criaremos uma agenda para que as metas possam ser cumpridas e não se percam ao longo do tempo", justifica. 

O sucesso da iniciativa pioneira na cidade depende do envolvimento de todos os parceiros. "Em especial, precisamos na colaboração do poder público para que as melhorias chegem ao bairro". Uma transformação que começou com o fim das submoradias. "Temos 30 apartamentos em fase de conclusão e mais 180 que serão construídos melhorando as condições habitacionais da Vila Ana", comemora. 

Para o coordenador de Desenvolvimento Social do Senac , Robert dos Anjos, a Rede Social criada na Vila Ana se destaca por ter um objetivo comum. "Poder público, organização social e comunidade falam a mesma linguagem e almejam o bem-estar do bairro", elogia. 

MÁRCIA MAZZEI

Nenhum comentário:

Postar um comentário